A Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial (ADE) teve o privilégio de participar activamente do Workshop sobre “Disseminação e Apropriação do Quadro Global de Monitoria Urbana, do Modelo de Observatórios Urbanos e da Metodologia DEGURBA”, realizado recentemente no âmbito da implementação da Política de Urbanização de Moçambique (PUEI). Este importante evento foi organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT), com o objectivo de informar, apoiar e influenciar os participantes sobre a importância da adopção de ferramentas inovadoras e globais para a definição e monitoria de processos urbanos.
Durante o workshop, a ADE teve uma participação proactiva, contribuindo com sua experiência na área de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). A Directora Geral da ADE, Odete Semião, acompanhada pela Especialista em Desenvolvimento e Gestão de Negócios, Marlene Manave e pelo Especialista em Inteligência Geo-Espacial, Sérgio Niquisse, representaram a agência com excelência.
Além disso, a ADE teve a oportunidade de interagir com representantes do UN-Habitat, do Instituto Nacional de Estatística (INE), da Associação Nacional de Municípios de Moçambique (ANAMM) e do Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), em uma sessão especial sobre a Produção e Gestão de Dados Estatísticos e Georreferenciadas em Moçambique.
Durante as sessões de trabalho em grupo, a ADE foi incumbida da importante responsabilidade de avaliar e fortalecer a capacidade de integrações abertas e de big data para fins de UMF (Urban Management Framework) e arranjos institucionais. Esse desafio reflete o reconhecimento da competência técnica e da credibilidade da ADE no contexto do desenvolvimento urbano sustentável.
A participação da ADE neste workshop foi uma oportunidade valiosa para identificar e pensar em soluções criativas para a crise da informação urbana em Moçambique. Essa experiência reforça o compromisso da ADE em contribuir para uma gestão urbana mais eficiente, inclusiva, segura e resiliente no país.
Juntos, podemos construir cidades mais sustentáveis e melhores para todos.